terça-feira, 20 de setembro de 2011

Musicalização para bebês


Olá, essa é nossa primeira postagem
Mamães, papis e bebês, sintam-se bem vindos ao nosso espaço :)

Vamos falar da importância da música?

A música faz parte do ser humano desde o ventre materno. No útero, o feto começa a formar seu “repertório melódico” (através dos diferentes sons provenientes do próprio organismo da mãe) e rítmico (a respiração da mãe, a batida do coração, etc.). Ainda no útero, o bebê desenvolve reações a estímulos sonoros.

Ao nascer, o bebê é acalentado com suaves canções de ninar e o que foi comprovado em pesquisas, nossos avós já sabiam: Colocar o bebê do lado esquerdo do peito, o acalma. Isso porque as batidas que ele sente do coração, o remete ao que ele ouvia no útero. Um pouco mais tarde, quando já consegue sentar ou ficar em pé, o bebê acompanha com o corpo o ritmo da música. Pelo fato da música ser algo intrínseco ao ser humano, é tão importante que tenhamos acesso a uma educação musical para que possamos usufruir melhor dos benefícios que ela nos oferece.


Uma pesquisa feita por pesquisadores da escola de medicina de Harvard (EUA) e Universidade de Jena (Alemanha), concluiu que o cérebro dos músicos possui maior quantidade de massa cinzenta, principalmente nas áreas da audição, visão e controle motor.

O cientista búlgaro, Losavov, desenvolveu uma pesquisa com dois grupos de crianças. Em um deles, foi colocada música clássica lenta durante as aulas. Foi notada uma grande diferença de aprendizagem a favor do grupo que foi submetido a ouvir música. Isso porque quando ouvimos música clássica passamos do nível alfa (alerta), para o beta (relaxados, mas atentos).


Outro estudo feito pelos por três pesquisadores da Universidade de Wisconsin, apontou que alunos que tinham aulas de música apresentaram resultados de 15 a 41% superiores em testes de proporções e frações do que outras crianças. Também alunos de 2ª série que faziam aulas de piano 2 vezes por semana, apresentavam resultado em matemática superior aos alunos de 4ª série que não tinham aulas de música.

Com todos esses dados citados aqui, além de muitos outros, podemos entender um pouco sobre a importância da música para as nossas crianças. A música é algo que a criança encontra dentro dela mesma, com experiências vividas desde sua vida intra-uterina. Por isso, através da música, ela pode se expressar de maneira espontânea e criativa. A música nos envolve, nos emociona, e permite que através dela nos tornemos mais sensíveis e equilibrados, pois podemos expressar nossos sentimentos através dela.

Como pais e educadores , nos deparamos com uma decadência total de valores principalmente através desses movimentos sociais, que não podemos chamar de música, que vem trazendo deploráveis espetáculos coreográficos que são despejados a todo o momento em nossos ouvidos, e assistimos quase impotentes a tudo isso . Qual é a solução? A educação.

É importante incentivarmos nossas crianças ao estudo da música. Não digo um estudo sistemático de um instrumento, o que é muito válido também, mas a uma educação musical, onde a criança pode conhecer e experimentar os benefícios da música em sua vida e se tornará um indivíduo sensível de ouvido apurado e com senso crítico refinado em relação ao que deve ou não ouvir.
A musicalização infantil, é um importante veículo pelo qual crianças desenvolvem-se como seres humanos de forma completa, adquirindo qualidades como:
• Concentração
•Atenção
•Respeito a si próprio e ao grupo
•Auto-estima
• Socialização
• Coordenação motora
• Acuidade auditiva
• Raciocínio lógico
• Raciocínio abstrato
• Disciplina pessoal
• Equilíbrio emocional
Entre outros inúmeros benefícios.


As aulas são realizadas aos sábados  às 10h para crianças de 8 meses até dois anos de idade .As inscrições podem ser feitas no IMP Instituto de Música Popular. As vagas são limitadas e a mensalidade tem o valor de R$ 120,00 reais.

Um comentário:

  1. Olá, sou professora e tenho uma formação musical básica. Gostaria de saber se vc ministra cursos para formar habilitados para dar aulas de musicalização para bebês? Agradeço desde já e aguardo seu retorno.

    ResponderExcluir